Kerakoll - Soluções para o Greenbuilding (Construção Sustentável)
Em 1968, e com 29 anos apenas, Romano Sghedoni funda a Kerakoll, em Sassuolo (Modena); hoje, líder mundial no domínio das soluções para o Greenbuilding, com uma supremacia tecnológica de renome, a nível internacional.
As primeiras colas monocomponentes para cerâmica, concebidas e concretizadas na garagem de Sghedoni, são fruto do seu entusiasmo pelas contruções; da sua paixão pela Química, bem como do seu grande amor pela Engenharia.
A intuição e grande determinação levaram-no à procura de uma inovação contínua, sempre com novos produtos, únicos na sua tecnologia; e a simplicidade de aplicação, para a colocação profissional de gres cerâmico e de pedras naturais sobre qualquer superfície.
O parceiro mundial
A confiança contínua que a partir daí se desenvolveu, fez com que a empresa estende-se, nos anos 90, o seu negócio à restauração de edifícios, encarregando-se desde a resolução dos problemas de impermeabilização; de deterioração do betão, falsamente considerado indestrutível; até à purificação dos edifícios invadidos pela humidade.
A Kerakoll foi fornecedor técnico de obras arquitetónicas importantes como:
-
2010 Green Point Stadium, em Le Cap;
-
2008 Olympic Stadium e Beijing Lufthansa Center, em Pequim – vencedor do Lubian Award, o prémio nacional mais importante, atribuído pelo Ministério das Contruções Chinês;
-
Cidade das Artes e das Ciências, em Valença;
-
Os metros de Londres e Tóquio;
-
Palácio dos Direitos do Homem, em Estrasburgo;
-
Auditorium Parc da Músican e o Museu Maxxi, em Roma;
-
Houston Design Center;
-
Museu Guggenheim, em Bilbao;
-
World Trade Center, em Bahreïn;
e na restauração de autênticos patrimónios da Humanidade, como
-
Basílica de S. Marcos, em Veneza;
-
as Arenas de Verona;
-
o Palazzo Pitti, Palazzo Vecchio e o Corridoio Vasariano, em Florença;
-
a Reggia de Venaria Reale, o maior projeto de restauração da Europa.